conectando rio natal

  • Aumentar tamanho da fonte
  • Tamanho da fonte padrão
  • Diminuir tamanho da fonte
Principal

São Sebastião o Padroeiro do RJ - Cantada por todos

E-mail Imprimir PDF

O Rio para mim que sou de fora é uma cidade que recebe de braços abertos. Falo de cadeira  e posso comprovar. Diferenças existem,. Sempre existirão e ninguém está livre de passar por algum comentário babaca,  em algum momento ou  em algum lugar do mundo. A escritora Gaúcha,  Lia Luft (escreve quizenalmente em uma grande revista) comentou em uma entrevista,  que anos atrás tinha ido a um grande encontro Internacional na Europa. Não lembro o País, quando alguém  (desinformado) falou para ela "ah não sabia que no Brasil tem escritores!". Pode!?

Só pode e acontece. O mesmo  acontece aqui internamente, com o próprio Brasil. Lamentável mas, consertável. Vamos lá gente nós somos um país gigante de gente  com  mente grande. Mente curta, deixa para os preconceituosos, quem perde são eles.

Falar mal, tem sempre quem fale e ás vezes nem sempre é falar mal tem  que  criticar em determinados momentos e até necessário, pois críticas também são construtivas. Afinal se não existissem os críticos ficaria tudo muito chato, não!  E os críticos profissionais? isso faz parte da vida.

Agora falar gratuitamente é outra história. É fácil falar mal do Rio de Janeiro para quem está de fora, tem até bobeiras que diz que o povo não trabalha, vive na praia....


Lembremos, Jorge Bem Jor com País tropical:
Moro num país tropical, abençoado por Deus
E bonito por natureza, mas que beleza

Então, quem fala mal de quem vive na praia, lembre-se que essas cidades geralmente são turísticas e é o turismo que movimenta a economia da cidade, não só. MAS TAMBÉM. Aqui no Rio, especialmente em Copacabana por ser um dos bairros mais populosos da orla e por ter o maior número de terceira idade, então as pessoas aproveitam e curtem essa orla, afinal é um presente da natureza que não custa nada. Você vai faz sua caminhada e bebe uma água de côco, pronto repôs as energias.
Na região nordeste nem se fala, quase todas as cidades são banhadas pelo Litoral.  O bom da Globalização  e com a abertura de mercado as pessoas deixaram de viajar para fora e passaram a conhecer seu próprio país.
Quando cheguei aqui conheci pessoas que diziam nunca ter ido ao nordeste, mas conheciam New York, eu achava estranho, mas depois fui vendo as passagens chegavam a sair mais baratas e as pessoas tinham família lá fora,então era isso. Graças a Deus isso mudou e com as passagens aereas mais baratas, assim as pessoas passaram a conhecer mais o próprio país.

Hoje, por exemplo é feriado dia de São Sebastião o padroeiro da cidade. Já fui fazer minha caminhada pela orla e está um dia ensolarado, lindo. E, vou trabalhar, nada demais. Uns curtem a praia durante o dia, porque trabalharam à noite, outros em férias, outros aposentados...

Mas para finalizar e registrar aqui o Rio de hoje.Agradeço a Deus todos os dias, pela vida. E hoje em especial por essa cidade ter me recebido de braços abertos. Mas existe uma coisa que ao virmos não só para o Rio de Janeiro, mas para qualquer cidade que dizem   ser perigosa. É não mentalizar a palavra MEDO, pois faz você ter medo de enfrentar qualquer coisa na vida. O medo existe e faz parte do ser humano, acredito que só não podemos incorporá-lo na vida. É necessário ter cuidados, precauções, mas deixar de ir para uma cidade porque tem medo é pior  e chegar a ela trazendo esse sentimento, só atrai pensamentos negativos. .Cheguei ao Rio para morar em 01/05/1995, quando desci do avião, pensei:

Eu não posso ter medo de morar em uma cidade maravilhosa e abençoada por Deus, como essa, tenho  mais é que aproveitar tudo de bom que essa cidade pode me oferecer. Fé em Deus.

“O que vale na vida não é a o ponto de partida e sim a caminhada.Caminhando e semeando, no fim terás o que colher.”
(Cora Coralina)

Nada melhor que a letra dessa música de Gilberto Gil para pedir por essa cidade.

Leia e ouça música do nosso ex ministro da Cultura com essa bela letra homenageando o santo padroeiro. Aliás o Rio é um palco iluminado que recebe e acolhe todos....Eu, se fosse eles faria o mesmo,  pois cada um contribui e oferece o que tem. Eles além de cantarem suas cidades natal (origem: Gil é Baiano e Milton é Mineiro) ainda cantam e encantam o Rio e,  levam para o mundo o Brasil.

Sebastião
(Gilberto Gil)

Sebastian, Sebastião
Diante de tua imagem
Tão castigada e tão bela
penso na tua cidade
Peço que olhes por ela

Cada parte do teu corpo
Cada flecha envenenada
Flechada por pura inveja
é um pedaço de bairro
é uma praça do Rio
Enchendo de horror quem passa

Oô cidade, oô menino
Que me ardem de paixão
Eu prefiro que essas flechas
Saltem pra minha canção
Livrem de dor meus amados

Que na cidade tranqüila
Sarada cada ferida
Tudo se transforme em vida
Canteiro cheio de flores
pra que só chorem, querido,
Tu e a cidade, de amores



A foto de São Sebastião peguei do site abaixo, leia sobre ele em fontes.  Ia colocar duas que tinha clicado na praia, mas não deu tenho muito a aprender  para ser uma blogueira, por isso que não quis transformar o site em serviço.  Teria que ter um layout melhor. Mas, isso não impede que eu tenha que melhorar, mesmo como hobby.

Ah eu falo o tempo todo em Natal, mas minha cidade origem é Santana do Matos. Mas não esqueço dos conterrâneos e tenho até um post aqui para eles,que foi A cidade de Santana do Matos - RN

Minhas cidades são: Cidade origem: Santana do Matos (Rio Grande Norte), a 200 Km de Natal. Minha cidade de coração: Natal, desde criança. Minha cidade de “opção”: Rio de Janeiro há 15 anos.

Informações atualizadas em 28/01/12

Dia 20/01/12 estava em Natal e cliqueis umas fotos da bandeiras Brasileira, bem tropicais. Postado em: FIART - Feira Internacional de arte, em Natal - RN


Fontes:

http://letras.terra.com.br/jorge-ben-jor/46647/

http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diasaosebastiao1.html

http://pt-br.paperblog.com/20-de-janeiro-dia-de-sao-sebastiao-padroeiro-do-rio-de-janeiro-57403/ (ouça a música com Gil e Milon Nascimento. Um presente)

http://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Sebasti%C3%A3o (Nomes de cidades batizada com o padroeiro.)
http://www.cademeusanto.com.br/sao_sebastiao.htm
http://www.velhosamigos.com.br/DatasEspeciais/diasaosebastiao1.html


http://www.youtube.com/watch?v=Q0QZMO3g7qU
(Claro que não poderia deixar de colocar  esse vídeo que recebi de vários amigos de Natal, já tinham me mandado e eu esperando o momento ideal. Ouça a música e conheça a minha cidade, linda. Não sei quem canta, mas vou perguntar para linkar mais informações).

PS: Às vezes escrevo do jeito que falo, pareço uma metralhadora (de palavras)..., sei que sai muito louco, tenho que rever, sempre. Mas, um dia aprendo escrever do jeito que quero, pausadamente e resumidamente, será!. Difícil, mas não impossível. Já tenho um livro sobre o assunto, falta parar para ler.

 

Comentar

@co.mailboxxx.net


Código de segurança
Actualizar

Sou Curiosa

O que você passa a conhecer é o seu conhecimento na sua visão, então porque não passar a informação para o outro e a partir daí cada um terá sua própria visão, respeitando o conceito (pré-determinado ou não) de cada um.

 
Pensando em viajar

"Tenho o mais simples dos gostos, me contento com o melhor" Oscar Wilde.

Acredito que o melhor nem sempre quer dizer custo alto, então, procuro dentro de minhas possilibidades fazer as minhas escolhas.... Sônia.

Links com fins sociais:

Casa do Bem
Fazer o bem sem olhar a quem...
ADOTE-RN
Associação de orientação aos deficientes

Meio Ambiente

Me siga também... TWITTER
Twitter @rionatal.

Estatísticas

Visualizações de Conteúdo : 1663961